Panorama internacional

Financial Times: economia russa se mantém melhor do que o esperado em meio às sanções

A economia russa está tendo um desempenho melhor do que muitos esperavam em meio às sanções maciças sobre a operação militar na Ucrânia, informou o Financial Times.
Sputnik
Segundo o jornal, a rápida resposta do governo russo, que impôs controle de capital e aumentou as taxas de juros, estabilizou o rublo e reduziu os impactos das restrições econômicas impostas à economia russa.
A publicação enfatiza que as crescentes vendas de petróleo para China, Índia e Turquia substituíram o mercado europeu, que está sendo fechado para a Rússia.
O Financial Times relembra que metade das reservas cambiais de Moscou estão congeladas, sendo que vários de seus principais bancos foram cortados do sistema de pagamentos internacionais.
Panorama internacional
Resistindo às sanções, Rússia apresenta estimativas para sua economia em 2022
O editorial também afirma que muitas empresas ocidentais que estão se retirando "não saíram completamente ou venderam para compradores locais, de modo que os ativos ainda estão em operação".
No entanto, a publicação acredita que os efeitos negativos das sanções se acumularão e terão efeitos negativos duradouros, como a falta de tecnologias modernas.
As restrições podem privar a Rússia de recursos para uma longa campanha militar ou uma guerra convencional, acrescentou o jornal.
Panorama internacional
Economist: aumento no custo da energia está nocauteando a economia britânica
Comentar