Panorama internacional

Mianmar importará petróleo da Rússia para aliviar dificuldades energéticas, informa mídia

Segundo a mídia, o país asiático deverá importar em breve petróleo russo, que tem "qualidade e baixo custo", preenchendo, assim, as necessidades econômicas de ambos os países.
Sputnik
Mianmar se prepara para importar gasolina e óleo combustível da Rússia para aliviar as pressões de abastecimento e o aumento dos preços, disse um porta-voz do governo do país, citado na quinta-feira (18) pela agência britânica Reuters.
"Recebemos permissão para importar gasolina da Rússia", disse na quarta-feira (17) Zaw Min Tun, porta-voz mianmarense, durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que a iniciativa é favorecida por sua "qualidade e baixo custo".
Segundo ele, a venda de petróleo, mas também de gás, foi discutida durante uma visita a Moscou em julho. A mídia estatal de Mianmar informou ainda que foi criado um comitê para assegurar a compra, importação e transporte da gasolina a preços apropriados para o mercado mianmarense. É planejado que a importação de óleo combustível comece em setembro.
Panorama internacional
Índia diz que importação de petróleo da Rússia é 'o melhor negócio possível'
O país tem enfrentado, além da instabilidade política, altos preços dos combustíveis e apagões, forçando a liderança do país a procurar fontes de energia seguras.
Tanto Mianmar como a Rússia estão sob sanções dos países ocidentais, o primeiro por supostas violações de direitos humanos, e a segunda por ter começado uma operação militar especial na Ucrânia. A Rússia tem redirecionado para a Ásia suas exportações de petróleo à União Europeia, que serão proibidas na sua maioria a partir de dezembro, conseguindo, assim, manter as receitas da venda do hidrocarboneto.
Comentar