Panorama internacional

Ministro do Afeganistão vai a Moscou para combinar compra de petróleo e alimentos russos

O ministro interino da Indústria e Comércio afegão, Nuriddin Azizi, que havia sido nomeado pelo Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista), chegou em Moscou neste domingo (14) para negociações de entregas de petróleo e alimentos russos, disse o embaixador russo no Afeganistão, Dmitry Zhirnov, à Sputnik.
Sputnik
A reunião entre autoridades de ambos os países ocorrerá amanhã (15).

"Em 15 de agosto, em Moscou, [haverá] negociações com o ministro afegão da Indústria e Comércio. A delegação também inclui economistas e financistas. Os afegãos estão planejando adquirir petróleo, outras fontes de energia, trigo, farinha, óleo de girassol", disse Zhirnov.

Panorama internacional
UE volta a criticar regime do Talibã no Afeganistão
Ele acrescentou que a delegação também planeja visitar a cidade russa de Kazan.

"Tais contatos são necessários para o desenvolvimento de laços inter-regionais", disse o embaixador.

Um correspondente da Sputnik informou neste domingo (14) que a delegação afegã chefiada por Azizi havia chegado ao Aeroporto Internacional de Domodedovo, em Moscou.
Uma fonte diplomática em Moscou disse à Sputnik no início do dia que a delegação incluía representantes de empresas e que ficará na Rússia por vários dias.
Panorama internacional
Casa Branca: EUA conduziram ataque antiterrorismo 'bem-sucedido' no Afeganistão
O primeiro vice do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Investimento do Afeganistão, Muhammad Younus Muhmand, disse à Sputnik em 15 de junho (às vésperas do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo) que o Afeganistão estava planejando comprar 2 milhões de toneladas de trigo e 5 mil toneladas de petróleo da Rússia, acrescentando que também estão em andamento negociações sobre o fornecimento de vidro e madeira e sobre comércio bilateral com isenção de impostos.
Comentar