Panorama internacional

EUA restringem visto a vice-presidente do Paraguai por suposta corrupção

Washington aplicou restrições de visto a Hugo Velázquez, atual vice-presidente do país sul-americano, e a pessoas relacionadas a ele, disse o Departamento de Estado dos EUA.
Sputnik
Os EUA sancionaram nesta sexta-feira (12) Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, anunciou Antony Blinken, secretário de Estado americano.
A declaração do Departamento de Estado relata que as restrições de visto contra ele se aplicam igualmente a seu associado Carlos Duarte, por suposto envolvimento em corrupção significativa.
Panorama internacional
Relatório revela planos dos EUA para impor sanções a dezenas de funcionários na América Central
"Os Estados Unidos estão designando Hugo Velázquez, vice-presidente paraguaio, e Juan Carlos 'Charly' Duarte, assessor legal da Entidade Binacional Yacyretá, por envolvimento em corrupção significativa, incluindo suborno de um funcionário público e interferência em processos públicos", indicou o comunicado.
Duarte é um associado pessoal e profissional próximo de Velázquez. Ele supostamente ofereceu um suborno a um funcionário público paraguaio para obstruir uma investigação que ameaçava o vice-presidente e seus interesses financeiros, segundo Blinken.
O Departamento de Estado norte-americano também referiu ter sancionado membros das famílias próximas de Velázquez e Duarte.
Comentar