Panorama internacional

Embaixador chinês expressa gratidão pelo apoio de Moscou à questão de Taiwan

Pequim agradece a Moscou pelo apoio após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, e está pronta para cooperar com a Rússia na manutenção de uma ordem internacional baseada na Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), disse o embaixador chinês na Rússia, Zhang Hanhui, em uma entrevista à Sputnik nesta sexta-feira (12).
Sputnik
"Como nosso parceiro para uma cooperação estratégica abrangente na nova era, a Rússia sempre apoiou a China em questões-chave como soberania, segurança, integridade territorial e desenvolvimento, condenando a ação [visita de Pelosi] e chamando-a de provocação flagrante", disse o diplomata.
Panorama internacional
Taiwan é verdadeiro perdedor da visita de Pelosi, escreve The Hill
De acordo com Zhang, durante todos os últimos dias, governo russo, partidos políticos, grupos de reflexão, bem como acadêmicos e a mídia manifestaram apoio ao princípio Uma Só China.
"A China continuará, junto com a Rússia, a defender a ordem mundial baseada na [Carta] da ONU e no direito internacional. determinação estratégica, promover a multipolaridade no mundo e democratizar as relações internacionais para construir juntos uma comunidade de um destino da humanidade ", acrescentou Zhang.
Panorama internacional
Além de Taiwan, viagem de Pelosi empurrou povo coreano para mais um confronto, diz MRE norte-coreano
Pelosi visitou Taiwan na quinta-feira passada (4) durante uma turnê pela Ásia, apesar das advertências da China, que considera Taiwan parte de seu território e se opõe a quaisquer contatos estrangeiros oficiais diretos com Taipei.
Em 5 de agosto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, condenou a visita de Pelosi a Taiwan como uma violação dos compromissos internacionais dos EUA e reafirmou a fidelidade de Moscou à política de Uma Só China.
Panorama internacional
China defende legalmente soberania em meio a provocações da visita de Pelosi a Taiwan, diz Kremlin
Comentar