Panorama internacional

Presidente da Eslovênia teme que conflito prolongado na Ucrânia pode se alastrar para os Bálcãs

Em caso de conflito prolongado na Ucrânia, as tensões podem se espalhar ainda mais para o sul e se difundir nos Bálcãs ocidentais, afirmou o presidente da Eslovênia, Borut Pahor.
Sputnik
"Se esta guerra durar mais do que o esperado, as tensões podem descer para o sul até os Bálcãs ocidentais", disse Pahor durante coletiva de imprensa com seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan, conforme citado pela agência de notícias turca Anadolu.
O presidente esloveno elogiou os esforços da Turquia e seu papel de mediadora entre a Ucrânia e a Rússia, bem como observou que a maioria do povo esloveno avalia positivamente a cooperação com a Turquia.
A região dos Bálcãs ocidentais inclui a Albânia, Bósnia e Herzegovina, a Macedônia do Norte, Montenegro, o Kosovo e a Sérvia.
Todos têm aspirações de aderir à UE. Turquia tem sido a principal mediadora entre a Rússia e a Ucrânia, organizando várias rodadas de negociações desde que a Rússia lançou a operação especial.
Vale notar que em 31 de julho a Polícia do Kosovo anunciou que houve disparos na direção de seus oficiais em meio a tensões na cidade fronteiriça de Kosovska Mitrovica, mas não há relatos de vítimas.
Panorama internacional
'EUA querem gerar focos de tensão geopolítica', diz especialista sobre crise entre Kosovo e Sérvia
Por sua vez, a missão da OTAN emitiu um comunicado afirmando que a situação geral de segurança nos municípios da região do norte do Kosovo é "tensa" e que está preparada para intervir caso a estabilidade local seja comprometida.
Comentar