Panorama internacional

Forças da Ucrânia atacam usina nuclear de Zaporozhie com projéteis e artilharia pesada

Tropas ucranianas atacam a usina nuclear de Zaporozhie utilizando sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e artilharia pesada da margem direita do rio Dniepre, disse Vladimir Rogov, representante da administração regional.
Sputnik
Rogov disse que as forças da Ucrânia bombardearam a usina nuclear, tornando impossível realizar a tempo a "mudança de turno" nas instalações. Não há registro de vítimas, segundo a autoridade.
"Os ataques à usina nuclear são efetuados com o uso de sistema de lançamento múltiplo de foguetes e artilharia pesada da margem direita do rio Dniepre, do território da região de Dnepropetrovsk e dos povoados de Nikopol, Marganets e Tomakovka, controlados pelo regime de Zelensky", escreveu ele no seu canal no Telegram.
Vale ressaltar que já é a segunda vez em um dia que as Forças Armadas da Ucrânia conduzem bombardeios maciços contra o território da usina nuclear e a cidade de Energodar, disse representante da administração.

"Terroristas ucranianos continuam o bombardeio maciço de Energodar e do território da usina nuclear. Foram registradas cinco 'quedas' [de projéteis] na área do posto de comando – perto da área de soldagem e de armazenamento de fontes de radiação. Mais cinco 'quedas' ocorreram na área do quartel de bombeiros situado perto da usina nuclear", escreveu Rogov.

Panorama internacional
Acidente em usina de Zaporozhie excederia escala de Chernobyl e Fukushima, diz Defesa russa
Mais cedo nesta quinta-feira (11), Ivan Nechaev, vice-diretor do Departamento de Informações e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que os ataques da Ucrânia das instalações da usina de Zaporozhie são um ato de terrorismo nuclear.
Comentar