Panorama internacional

Ucrânia interrompe trânsito de petróleo russo via oleoduto Druzhba para Hungria e República Tcheca

A situação acontece depois que a União Europeia (UE) aprovou seu sétimo pacote de sanções contra a Rússia no final do mês passado devido à operação militar especial de Moscou na Ucrânia.
Sputnik
A gigante russa de oleodutos Transneft confirmou em comunicado nesta terça-feira (9) que a Ukrtransnafta, uma empresa que fornece serviços de transporte de petróleo via Ucrânia, suspendeu a entrega de petróleo através do ramal sul do oleoduto Druzhba para a Hungria, República Tcheca e Eslováquia.
O assessor do presidente da Transneft, Igor Demin, disse à Sputnik que "de fato, a Ukrtransnafta interrompeu completamente" as entregas de petróleo aos três países mencionados no dia 4 de agosto, às 6h10 (horário local).
Ao mesmo tempo, o assessor acrescentou que o trânsito por Belarus em direção à Polônia e à Alemanha continua. Demin também disse que a Ucrânia presta serviços na condição de pré-pagamento total.
"Mas ao fazer um pagamento pelo trânsito através do território da Ucrânia, os fundos foram devolvidos à conta da PJSC [sociedade anônima pública] Transneft. O Gazprombank, que presta serviços de pagamentos, nos notificou que o pagamento foi devolvido devido aos regulamentos da UE, ou seja, o sétimo pacote de sanções [contra a Rússia]", segundo o representante da Transneft.
Panorama internacional
Sem gás russo, Alemanha é uma bomba-relógio à beira do desastre, diz mídia
As sanções foram aprovadas pela UE em resposta à operação militar especial da Rússia para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, após um pedido das repúblicas populares do Donbass para protegê-las das provocações de Kiev.
O oleoduto Druzhba, construído em 1964, começa em Almetyevsk, na Rússia, e vai até Mozyr, em Belarus, onde se divide em ramos norte e sul.
O trecho norte leva petróleo russo para a Polônia e Alemanha via Belarus, enquanto o trecho sul vai para a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Croácia via Ucrânia. O comprimento total do sistema de oleodutos Druzhba é de 8.899 km.
Comentar