Notícias do Brasil

EUA aprovam venda de mísseis Javelin para o Brasil, informa Pentágono

Apesar da resistência de legisladores estadunidenses, que estariam apreensivos com a venda do equipamento bélico por conta dos ataques ao sistema eleitoral do Brasil feitos por Bolsonaro, negociação foi confirmada nesta terça-feira (9).
Sputnik
O Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de mísseis Javelin e outros equipamentos militares para o Brasil, informou o Pentágono hoje (9).
Ainda segundo o órgão de Defesa norte-americano, o valor de compra será de aproximadamente US$ 74 milhões (R$ 379 milhões) e os principais contratantes serão os fabricantes Raytheon e Lockheed Martin.
Na venda, estariam incluídos 222 mísseis Javelin, FGM-148 e 33 Unidades de Lançamento de Comando (CLU), além de outros equipamentos e serviços associados e assistência técnica.

"Essa venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante parceiro regional que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul", diz o comunicado.

Ao mesmo tempo, o Pentágono afirmou que "a venda proposta melhorará a capacidade do Exército Brasileiro de enfrentar ameaças futuras, aumentando sua capacidade antiblindagem", complementando que "o Brasil não terá dificuldade em absorver essas armas em suas Forças Armadas".
Mísseis antitanque Javelin são vistos nas instalações de operações de Pike County da Lockheed Martin em Troy, Alabama, em 3 de maio de 2022
Entretanto ontem (8), foi divulgado que parlamentares norte-americanos estavam resistentes à venda ao Brasil por preocupação com as intenções de Jair Bolsonaro e seus constantes ataques ao sistema eleitoral brasileiro, conforme noticiado.
Comentar