Panorama internacional

Chile promete punição severa aos responsáveis por sumidouro misterioso que já tem o dobro do tamanho

Na semana passada, um enorme buraco de 25 metros de diâmetro se abriu em uma área de mineração de cobre no Chile, provocando uma investigação das autoridades locais que revelou água em seu fundo. O sumidouro gradualmente dobrou de tamanho e agora se estende por 50 metros de diâmetro e desce 200 metros perto da cidade de Tierra Amarilla, em Copiapó.
Sputnik
A ministra de Minas do Chile, Marcela Hernando, disse a repórteres nesta terça-feira (9) que os responsáveis por um enorme sumidouro perto de uma mina de cobre na região norte de Candelária vão enfrentar duras "penalidades e não apenas uma multa".
O regulador de mineração do país realizou uma inspeção na área em julho. Apesar de as autoridades não fornecerem grandes detalhes sobre a causa do sumidouro, a ministra disse que não detectou "excesso de mineração".
Todas as operações de mineração na região da Candelária foram suspensas e as autoridades locais estão investigando a causa do sumidouro.
Um enorme sumidouro foi descoberto perto de uma mina de cobre em Tierra Amarilla, Chile. Incrível
A empresa canadense Lundin Mining Corp., que atuava na região, também divulgou um comunicado na semana passada, dizendo que qualquer superexploração a que a ministra se referiu foi devidamente noticiada.
"Gostaríamos de enfatizar que, até o momento, essa hipótese relatada pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração [Sernageomin] não foi identificada como a causa direta do sumidouro. Estudos hidrogeológicos e de mineração fornecerão as respostas que buscamos hoje", disse Lundin.
Vários eventos que podem ter causado o sumidouro estão sob investigação, incluindo chuvas incomuns registradas em julho.
Comentar