Bangladesh pode importar petróleo da Rússia e contornar sanções, diz embaixador

O embaixador do Bangladesh na Rússia falou à Sputnik, referindo os investimentos que a última está fazendo no país asiático, e revelando que estão sendo aplicados esforços para o fornecimento de petróleo.
Sputnik
Bangladesh está tentando negociar com Moscou o fornecimento de petróleo russo contornando as sanções antirrussas, relatou Kamrul Ahsan, embaixador do país na Rússia, à Sputnik.
"Agora estamos tentando chamar a atenção da Rússia para nós mesmos. A Rússia nos está ajudando a construir uma usina nuclear, é um projeto de US$ 14 bilhões [R$ 71,8 bilhões]. A [empresa estatal russa] Gazprom tem um contrato para explorar campos de gás em Bangladesh", informou ele.
"Estamos tentando negociar a importação de petróleo russo, embora eu saiba que isto está sujeito às sanções dos EUA. Mas estamos abertos a conversações com a Rússia", disse Ahsan.
Panorama internacional
Sri Lanka diz estar aberto a comprar petróleo da Rússia em meio à crise econômica
Recentemente estudantes em Dhaka, capital de Bangladesh, protestaram para exigir preços de combustível mais baixos e cancelar a decisão de aumentar o custo das tarifas de transporte.
Vários países ocidentais impuseram um embargo petrolífero à Rússia depois que ela começou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, com a União Europeia planejando proibir a maioria das importações do hidrocarboneto a partir de dezembro de 2022. No entanto, as restrições existentes os choques das restantes sanções ocidentais contra a Rússia têm mantido os preços petrolíferos elevados.
Comentar