Panorama internacional

Acordo entre Rússia e Índia mostrou ao Ocidente quão difícil é isolar Moscou, diz jornal

A Índia aumentou de repente as importações de fertilizantes russos, expondo grandes obstáculos que os EUA e os seus aliados enfrentam em uma tentativa de isolar Moscou, diz a colunista do The Washington Post, Niha Masih.
Sputnik
No período de abril a junho, Nova Deli comprou a quantidade recorde de 7,77 milhões de toneladas de fertilizantes de Moscou, além de aumentar importações de carvão e óleo de girassol. Em maio, as importações indianas da Rússia constituíam 8,3 bilhões de dólares (R$ 44 bilhões), o que é o triplo das importações no mesmo período do ano passado.
A jornalista do The Washington Post lembrou que a Índia não é o único país que mantém fortes contatos econômicos com a Rússia. Assim, o Brasil também precisa dos fertilizantes russos, que são necessários para a colheita da soja.
Conforme o artigo, o setor agrícola nos países em questão vai sofrer gravemente, caso os fornecimentos da Rússia sejam cortados.
Após o início da operação especial para libertar Donbass dos nacionalistas ucranianos, os EUA, a União Europeia e o Reino Unido impuseram sanções contra Moscou. Muitos países anunciaram o congelamento dos ativos russos e começaram a soar apelos para se recusar completamente da energia russa. Tais medidas resultaram em um grande ataque sobre o próprio Ocidente, ao ter provocado a crise do combustível e o aumento dos preços dos alimentos.
Panorama internacional
Metade dos países do G20 se recusa a isolar Rússia para agradar aos EUA, diz Bloomberg
Comentar