Panorama internacional

Tóquio protesta contra Pequim depois que 5 mísseis chineses caíram na ZEE do Japão

Tóquio apresentou um protesto a Pequim depois que cinco mísseis chineses caíram na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, informou a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira (4).
Sputnik
Em conexão com o incidente, o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeo Mori, manteve uma conversa telefônica com o embaixador chinês no Japão, durante a qual exigiu a suspensão imediata dos exercícios militares.
No início do dia, a China lançou um exercício militar em larga escala no leste do estreito de Taiwan em resposta à viagem da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha.
Pequim reagiu fortemente à visita, chamando-a de provocação e prometendo que haveria sérias consequências para Washington.
Taiwan, que é governada separadamente da China continental desde o fim da guerra civil em 1949, continua sendo uma questão importante para o governo chinês. Pequim considera a ilha parte do território chinês e vê qualquer tentativa de Estados estrangeiros de estabelecer contatos separados com Taipé como uma violação descarada da soberania nacional.
China lança mísseis hipersônicos durante exercícios militares em torno de Taiwan, segundo mídia
Comentar