Panorama internacional

Em meio a tensões, Blinken diz que EUA se opõem a qualquer esforço para mudar status quo de Taiwan

Secretário de Estado está no Camboja onde participa de reunião com membros da ASEAN para atualizar laços a fim de fechar uma "parceria estratégica abrangente".
Sputnik
Nesta quinta-feira (4), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos se opõem a qualquer esforço unilateral para mudar o status quo de Taiwan, especialmente pela força, e sua política para ilha não mudou, segundo a Reuters.
"Nós e países ao redor do mundo acreditamos que a escalada não serve a ninguém e pode ter consequências não intencionais que não atendem aos interesses de ninguém, incluindo membros da ASEAN e incluindo a China", disse Blinken.
O secretário concedeu as declarações em uma reunião no Camboja, um dia depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipé.
Panorama internacional
Bloomberg revela reação da Casa Branca diante da visita de Pelosi a Taiwan
Blinken está no Camboja para uma reunião com foco na segurança de mais de 27 países que devem discutir uma crise alimentar causada pelo conflito Rússia-Ucrânia, a estabilidade no estreito de Taiwan e a crise em Mianmar.
A autoridade norte-americana e a ASEAN prometeram durante sua reunião atualizar os laços para uma parceria estratégica abrangente.
No encontro, ele também anunciou que anunciou que Washington fornecerá US$ 25 milhões (R$ 131 milhões) ao Camboja em ajuda alimentar e cooperação agrícola.
Comentar