Ciência e sociedade

Mais de 1.000 entidades aparecem como usuárias de software russo de reconhecimento facial, diz mídia

Mais de 1.000 organizações de mais de 60 países – incluindo Intel, SpaceX, Interpol e Philip Morris – receberam uma licença para usar a tecnologia de reconhecimento facial FindFace desenvolvida pela empresa russa NtechLab, informou a mídia norte-americana neste sábado (30).
Sputnik
De acordo com o site Business Insider, um banco de dados obtido de fonte anônima, listou mais de 1.100 entidades governamentais e empresariais que receberam licença para utilizar a ferramenta de reconhecimento facial desenvolvida pela empresa russa NtechLab, o FindFace.
A maioria das entidades na lista de usuários são agências policiais e militares, como a Interpol, a Polícia Federal do Brasil e as forças armadas tailandesas, bem como organizações governamentais russas, incluindo o Serviço Federal de Segurança da Rússia e o sistema penitenciário. A lista também inclui pelo menos 20 outras entidades sediadas na Ucrânia.
Um porta-voz da Philip Morris confirmou que a empresa considerou anteriormente fazer uso da tecnologia russa, mas acabou adquirindo-a de outra empresa. Intel e Nokia, por outro lado, estão negando o uso do FindFace.
O NtechLab confirmou que a lista inclui vários clientes atuais e também empresas e organizações que testaram o software para diferentes finalidades.
Notícias do Brasil
'Meu rosto, minhas regras': por que cresce o apelo para banir tecnologias de reconhecimento facial?
Comentar