Panorama internacional

Nicarágua remove aprovação a novo embaixador dos EUA após 'declarações intervencionistas'

O novo embaixador americano na Nicarágua realizou afirmações que desrespeitam a soberania do país e violam o direito internacional, disse na quinta-feira (28) Manágua.
Sputnik
A Nicarágua retirou na quinta-feira (28) a aprovação para a entrada de Hugo Rodríguez, recém-designado embaixador dos EUA no país centro-americano, comunicou Denis Moncada, ministro das Relações Exteriores nicaraguense.
A Nicarágua retira sua aprovação de Hugo Rodríguez, candidato ao cargo de embaixador dos EUA em Manágua.
Anteriormente nessa quinta-feira (28), Hugo Rodríguez, que estava previsto para substituir no cargo Kevin Sullivan, proclamou em uma audiência ao Senado americano que ele "apoiaria usar todas as ferramentas econômicas e diplomáticas para conseguir uma mudança na direção de Nicarágua", citou a agência britânica Reuters.
De acordo com o embaixador, a Nicarágua está virando uma ditadura, o presidente Daniel Ortega deve ser sancionado, e o país tem de ser removido do CAFTA-DR, um pacto comercial que inclui, além dos EUA e Nicarágua, vários países da América Central.
Para Moncada, Rodríguez "realizou declarações intervencionistas e desrespeitosas contra o nosso país, desconhecendo os princípios do Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas".
Segundo o chanceler da Nicarágua, cada diplomata tem o dever de contribuir ao respeito e entendimento entre os povos.
Como tal, "o governo da Nicarágua, usando suas faculdades, e em exercício de sua soberania nacional, retira imediatamente a aprovação concedida ao solicitante Hugo Rodríguez", indicou o ministro da Nicarágua, que, segundo mídia local, informou também ter enviado a respectiva nota ao Departamento de Estado dos EUA e a Kevin Sullivan, embaixador americano em Manágua.
Comentar