Panorama internacional

Senador americano propõe sancionar a China pela compra de petróleo russo

Senador Marco Rubio diz que medida visa afetar a economia russa em retaliação à operação militar especial na Ucrânia.
Sputnik
O senador americano Marco Rubio apresentou, na noite da última terça-feira (26), um projeto de lei que propõe que os Estados Unidos imponham sanções contra a China pela compra de petróleo da Rússia.
Segundo Rubio, a medida visa afetar a economia russa em retaliação à operação militar especial na Ucrânia.
A China elevou a quantidade de petróleo importada da Rússia este ano. Em comparação com maio do ano passado, por exemplo, houve um aumento de 55% nas importações. Com isso, a Rússia tomou o lugar do Brasil como principal país exportador de petróleo para a China.
Panorama internacional
Bloomberg: Irã reduz preço no petróleo para competir com Rússia na China
Segundo noticiado, ao apresentar o projeto de lei, Rubio afirmou que ao importar da Rússia a China está apoiando uma crise na Ucrânia.
"Qualquer entidade, incluindo estatais chinesas, que ajudem em seus esforços [na Ucrânia] devem enfrentar sérias consequências", disse o senador.
No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, já havia alertado para tentativas de alguns países ocidentais de usar a questão da Ucrânia como pretexto para sancionar a China. Na ocasião, ele ressaltou que a violação às regras do comércio internacional "exacerbam ainda mais a crise ucraniana".
Comentar