Panorama internacional

Próximas semanas serão 'cruciais' para Ucrânia, adverte representante do Congresso dos EUA

A Ucrânia pode ter apenas algumas semanas se ela espera retomar territórios controlados pela Rússia, disse Adam Smith, o presidente do Comitê dos Serviços Armados da Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA, ao jornal Politico.
Sputnik
Após a sua recente visita a Kiev, Smith observou que as forças ucranianas precisariam de armas de longo alcance tais como mísseis táticos e drones de ataque para mudar a situação no campo de batalha.
O inverno no Hemisfério Norte que se aproxima transformaria o conflito entre Moscou e Kiev em uma guerra de desgaste que apenas beneficiará a Rússia, escreve mídia dos EUA, acrescentando que Kiev pediu à delegação do Congresso dos EUA para convencer Washington a enviar ajuda com urgência.

"As próximas três a seis semanas serão cruciais", disse Smith ao jornal. De acordo com o congressista, o governo ucraniano está disposto a chegar a um acordo de paz com Moscou, mas quer seus territórios de volta, particularmente os do sul.

Até agora Washington forneceu a Kiev 12 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes HIMARS. Na semana passada, o Pentágono anunciou que a Ucrânia estava prestes a receber mais quatro sistemas desses, o que elevaria seu número total para 16.
Panorama internacional
Chanceler russo Lavrov: deve-se perguntar aos EUA por que Kiev rejeita negociações
Em meados de julho dois civis morreram após um bombardeiro de tropas ucranianas contra a cidade de Alchevsk, na República Popular de Lugansk (RPL), com mísseis fornecidos pelos EUA.
Comentar