Panorama internacional

Terremoto de magnitude 7,1 atinge norte das Filipinas (VÍDEOS)

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o norte das Filipinas, informou o Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu (EMSC, na sigla em inglês), na noite desta terça-feira (26).
Sputnik
O terremoto foi registrado às 8h43 no horário local, na manhã de quarta-feira (27) — às 21h43 em Brasília, na terça-feira (26).
O epicentro foi localizado na ilha de Lução, a 20 quilômetros a nordeste da cidade de San Ramon, que possui uma população de cerca de quatro mil pessoas, e a 79 quilômetros ao sul de Laoag, onde vivem 102.000. O tremor foi detectado a uma profundidade de 10 quilômetros.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram prédios destruídos. Pelo menos uma morte foi relatada.
De acordo com o EMSC, uma testemunha em Banaue, nas montanhas ao norte de Lução, cerca de 67 quilômetros do epicentro do abalo sísmico, disse que o terremoto "começou lentamente", até que de repente seus "ambientes tremeram".
Outra testemunha, na cidade de Laoag, afirmou que acordou com "um leve tremor, que de repente evoluiu para um tremor selvagem, que tornou um pouco difícil manter o equilíbrio em pé".
Os terremotos que ocorrem em escalas de 7,0 a 7,9 são capazes de causar danos graves, sendo relativamente raros. Em média, ocorrem 10 a 15 tremores nesta magnitude a cada ano.
Em janeiro deste ano, um terremoto de magnitude 6,5 foi detectado a cerca de 231 quilômetros da província filipina de Sarangani, no dia 22.
À época, o abalo sísmico, que atingiu um raio estimado de 23,99 quilômetros, não desencadeou ameaça de tsunami para a região, de acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.
Ciência e sociedade
Vulcão subaquático provoca 85.000 terremotos e desloca uma ilha perto da Antártica, revela estudo
Comentar