Panorama internacional

Helicópteros dos EUA conduzem exercícios de fogo real na Coreia do Sul (FOTOS, VÍDEO)

Os EUA comunicaram ter realizado na Coreia do Sul manobras com helicópteros que usaram mísseis, foguetes e canhões. Os exercícios não eram realizados há três anos supostamente devido ao ruído e preocupações de insegurança da população.
Sputnik
Os EUA realizaram as primeiras manobras de fogo real com helicópteros na Coreia do Sul desde 2019, relatou na segunda-feira (25) a agência britânica Reuters.
Os exercícios envolveram a participação de helicópteros AH-64E v6 Apache no Complexo de Fogo ao Real Rodriguez, diretamente a sul da Zona Desmilitarizada, na fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
5º Esquadrão, 17º Regimento de Cavalaria e Batalhão de Ataque 4-2 continuam no seu campo de tiro aéreo. As tripulações estão se qualificando tanto de dia como de noite no míssil AGM-114 Hellfire, no foguete Hydra 70 e no canhão de 30 milímetros.
As manobras de fogo real têm sido canceladas nos últimos anos devido aos moradores se queixarem do ruído e manifestarem preocupações de segurança provocadas por elas. Além disso, exercícios semelhantes não ocorreram nos últimos anos devido às restrições impostas pela COVID-19 e às tentativas de reduzir tensões com Pyongyang.
5º Esquadrão, 17º Regimento de Cavalaria e Batalhão de Ataque 4-2 estão conduzindo tiros de artilharia aérea, certificando suas tripulações nos mísseis AGM-114 Hellfire, foguetes Hydra 70 e canhões de 30 milímetros. Ambas as unidades estão utilizando o mais recente helicóptero Apache AH-64E v6.
Segundo um ex-responsável de Defesa dos EUA, a falta de exercícios de fogo real tem sido um "grande problema" para os militares americanos, obrigando o Pentágono a pagar para enviar as tripulações dos Apache em voos trimestrais ao país norte-americano para que realizassem lá exercícios de qualificação. A situação se agravou ainda mais em fevereiro de 2022, quando o Exército dos EUA estacionou permanentemente na Coreia do Sul uma unidade de Apache que previamente era rotativa, notou ele.
Embora tenha se abstido de testes nucleares, a Coreia do Norte realizou uma enxurrada de testes de mísseis nos últimos meses, quebrando uma moratória autoimposta em 2018. Já a Coreia do Sul, Japão e EUA têm realizado uma série de exercícios na região, com Seul também lançando alguns mísseis.
Comentar