Panorama internacional

Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, realiza reunião com homólogo turco Akar em Istambul

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, realizou uma reunião com seu homólogo turco, Hulusi Akar, nesta sexta-feira (22), em Istambul, para discutir a situação na Síria e na Ucrânia, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik

"O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, realizou uma reunião com seu homólogo turco, Hulusi Akar, e discutiu com ele a situação na região do mar Negro e Ucrânia, bem como no Oriente Médio, em particular na Síria", contou a entidade aos jornalistas.

"O chefe da entidade militar russa chamou a atenção de Akar para o fato de os soldados norte-americanos permanecerem ao longo de um longo período no território do Estado soberano da Síria. Sua presença foi caracterizada por Shoigu como violação das normas internacionais, ressaltando também que nas bases implantadas pelos EUA, como a de Al-Tanf, está sendo conduzido o treinamento de combatentes das formações terroristas", segundo a pasta.
Além do mais, o ministro russo enfatizou a ilegalidade das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra o governo oficial da Síria. Essas restrições, conforme as palavras de Shoigu, estão piorando ainda mais a situação humanitária, que já é grave, no país.
Ao mesmo tempo, os militares estadunidenses capturaram cinicamente e mantêm o controle sobre regiões da Síria onde estão sendo explorados hidrocarbonetos de maneira ilegal, e o país soberano está praticamente sendo roubado de seus recursos minerais, apontou o ministro.
"Em conversa com Akar, Shoigu notou a necessidade de manter o regime de cessar-fogo na Síria. As entidades dos dois países comunicam em permanência sobre a questão em vários níveis", acrescentaram na entidade.
Panorama internacional
'A América deve sair': Erdogan exorta EUA a pararem de treinar curdos e a deixarem leste da Síria
Por sua parte, o ministro turco agradeceu ao seu colega pela contribuição dele nos trabalhos para o transporte de grãos e produtos alimentares. Informa-se que "foi ressaltada a necessidade de um cessar-fogo urgente na Ucrânia".
"Foi manifestado agradecimento ao ministro da Defesa da Federação da Rússia Sergei Shoigu pela contribuição nos trabalhos para um transporte seguro de grãos e alimentos por mar", conforme a pasta turca.
Comentar