Panorama internacional

Pedófilos britânicos foram à Polônia sob pretexto de ajuda humanitária a ucranianos, diz jornal

Pedófilos do Reino Unido têm viajado à Polônia sob o pretexto de ajuda humanitária aos refugiados ucranianos, entre os quais estão milhares de crianças sem pais, informou o jornal The Independent, citando a Agência Nacional do Crime (NCA, na sigla em inglês).
Sputnik
De acordo com a publicação, seis semanas após o início da operação militar especial russa na Ucrânia, pelo menos dez pessoas anteriormente condenadas por crimes sexuais contra menores chegaram à Polônia.
Os pedófilos, no entanto, foram abordados por agentes de imigração e de aplicação da lei poloneses ao desembarcarem no país e foram convidados a deixar a Polônia.
Após o episódio, as autoridades britânicas informaram que estão trabalhando para evitar que outros pedófilos condenados viajem com a mesma intenção, escreveu o jornal The Independent.
No total, há pelo menos cinco mil crianças ucranianas privadas de cuidados de responsáveis na Polônia, segundo a NCA.
"Para nós, trata-se de conscientizar os parceiros de que esses criminosos sexuais de crianças condenados estão em seu território, por razões óbvias", disse um porta-voz da NCA.
Mãe e filha em meio à saída de pessoas da Ucrânia. Foto de arquivo
De acordo com as autoridades britânicas, os pedófilos condenados precisam declarar seus antecedentes criminais aos países que visitam. A agência informou que descobriu, "inevitavelmente, que não o fizeram".
A NCA ressaltou que há "toda uma série de ameaças que surgiram ou foram reforçadas com esse conflito".
Panorama internacional
Reino Unido anuncia envio de mais armas à Ucrânia, incluindo 50 mil projéteis de artilharia
Comentar