Panorama internacional

Diretor da CIA sugere que China pode decidir usar a força nesta década para controlar Taiwan

William Burns, diretor da CIA, acredita que, ainda nesta década, a China usará a força para estabelecer o controle sobre Taiwan.
Sputnik
"A questão não é se eles vão decidir usar a força, mas como e quando eles o vão fazer", disse Burns durante o Fórum de Segurança em Aspen, no Colorado.
Ele ressaltou que não se deve subestimar a determinação da liderança chinesa para estabelecer o controle sobre Taiwan, e que o líder chinês Xi Jinping está confiante nas capacidades de seu exército.
De acordo com a estimativa de Burns, uma tentativa de tomar pela força o controle da ilha autogovernada pode ocorrer durante esta década.
Nesta quarta-feira (20), abordando as informações relativamente à possível visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, o presidente do país Joe Biden sugeriu que o Exército estaria se opondo à viagem.
Os comentários surgem após as advertências de Pequim de que a visita poderia prejudicar irreparavelmente as relações sino-americanas.
"Acho que o Exército pensa que não é uma boa ideia agora. Mas eu não sei qual é o status da questão", disse Biden aos repórteres após ser perguntado sobre a potencial viagem de Pelosi a Taiwan.
Vários meios de comunicação informaram na terça-feira (19) que Pelosi estava planejando viajar a Taipé em agosto com uma delegação do Congresso, após ter cancelado a viagem programada para abril.
Panorama internacional
Pequim exige que EUA, que violam princípio de Uma Só China, cancelem visita de Pelosi a Taiwan
Se Pelosi seguir em frente com a viagem, ela seria a mais alta funcionária dos EUA a visitar Taiwan desde 1997 quando o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Newt Gingrich, esteve na ilha.
Comentar