Notícias do Brasil

PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República

Considerado uma terceira via, Ciro tem como slogan de campanha 'Vote em um e se livre dos dois', em referência a Lula e Jair Bolsonaro.
Sputnik
O PDT oficializou nesta quarta-feira (20) a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República nas eleições deste ano. A aprovação do nome de Ciro como candidato ocorreu durante a convenção nacional do partido, em sua sede nacional, em Brasília.
Figurando nas pesquisas em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, Ciro é considerado uma terceira via para eleitores que não desejam votar em Jair Bolsonaro (PL) ou em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa tentativa de quebrar a polarização explica o slogan escolhido pela campanha de Ciro: "Vote em um e se livre dos dois". No evento, uma bandeira foi estendida atrás do palanque com a frase "Prefiro Ciro".
Em seu discurso no evento, Ciro se apresentou como um "soldado da democracia que teve a coragem de assumir o Ministério da Fazenda, a convite do injustiçado presidente Itamar Franco, e ajudou a salvar o Plano Real que começava a afundar".

"Fui o ministro da Fazenda mais jovem da história do país e, mesmo em curto tempo de mandato, consegui estabilizar a economia, acabar com o descontrole que reinava no sistema financeiro, cobrar impostos sobre lucros e dividendos, e implantar a medida que permite a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas", disse Ciro.

Notícias do Brasil
Ciro: Boris Johnson é um 'trumpista defasado' que 'já vai tarde', em breve 'irá Bolsonaro'
Ciro criticou a gestão de Bolsonaro, afirmando que "nunca o país teve um presidente tão insensível e incompetente como o que ocupa atualmente o Palácio do Planalto".
"Usar e emporcalhar são os melhores verbos para definir seu método de permanência. Porque ele não trabalha, não pensa, não executa ações em favor do povo brasileiro."
Ele também associou Lula a Bolsonaro, afirmando que "em 14 anos, o lulismo pariu o bolsonarismo".

"Bolsonaro tem imensa culpa em tudo que está acontecendo, mas ele não é apenas causa. Ele é também efeito. Ele é efeito de um modelo econômico e de uma escola corrupta de governar que encaminharam o país, com pouquíssimos altos e muitíssimos baixos, para uma tragédia anunciada", disse Ciro.

Ele afirmou que Lula e Bolsonaro são incapazes de propor uma saída, por isso "querem transformar esta eleição na mais vazia de debates e de confronto de ideias de todos os tempos".
Notícias do Brasil
Ciro afirma que 'Lula está reelegendo Bolsonaro' e se diz confiante de que irá para o 2º turno

"O Brasil vive a pior crise de sua história e dois dos principais responsáveis por ela estimulam uma polarização vulgar, personalista e odienta, um alimentando o outro, um agredindo moralmente o outro, reduzindo tudo a uma trágica e ridícula disputa pessoal."

Ciro finalizou seu discurso afirmando que "nos últimos dias, se intensificaram os diálogos com forças democráticas insatisfeitas com a polarização que ameaça o país".
"O ritmo deve se acelerar nas próximas duas semanas. Muita coisa ainda pode acontecer. Se enganam os que pensam que o tempo da política obedece ao mesmo compasso do tic-tac normal dos relógios."
Ciro Gomes vem ganhando projeção nas redes sociais, segundo mostrou um levantamento divulgado nesta quarta-feira (20). Nos últimos dias, ele ultrapassou o ex-presidente Lula na plataforma TikTok, uma das mais populares entre o público jovem. O nome escolhido para vice-presidente na chapa de Ciro ainda não foi divulgado pelo PDT.
Esta será a quarta vez que Ciro Gomes disputará a Presidência da República. Nas últimas três eleições, ele não conseguiu chegar ao segundo turno.
Comentar