Panorama internacional

Ministra: com estoques quase esgotados, Alemanha não tem mais capacidade de fornecer armas à Ucrânia

As Forças Armadas da Alemanha estão ficando sem armas que podem ser fornecidas à Ucrânia, mas Kiev ainda pode contar com a assistência de Berlim no futuro, disse a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, nesta terça-feira (19).
Sputnik

"Não podemos enviar muitas [armas] da Bundeswehr [Forças Armadas da Alemanha]", disse Lambrecht à agência de notícias alemã dpa.

A ministra também disse que seu colega ucraniano, Aleksei Reznikov, já foi informado sobre as capacidades limitadas das Forças Armadas alemãs, acrescentando que Kiev pode contar com o apoio de Berlim no futuro.
No início deste mês, o Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Ação Climática disse que a Ucrânia se tornou o segundo maior importador de armas alemãs, depois que Berlim aprovou a exportação de US$ 584 milhões (R$ 3,1 bilhões) em armas para Kiev nos primeiros seis meses de 2022.
Panorama internacional
Alemanha anuncia novos fornecimentos de armas à Ucrânia
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia depois que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defenderem das forças ucranianas.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que a população civil não está em perigo e que as Forças Armadas do país miram apenas a infraestrutura militar ucraniana.
Em resposta, os Estados Unidos e seus aliados lançaram sanções abrangentes contra a Rússia e aumentaram a assistência militar à Ucrânia, enviando também armas letais. Moscou tem alertado repetidamente seus pares ocidentais contra a provocação de uma guerra maior.
Panorama internacional
Alemanha não tem armas que prometeu fornecer à Ucrânia, diz oficial (VÍDEO)
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que quaisquer remessas para a Ucrânia contendo armas letais podem ser tratadas como um alvo legítimo.
Dmitry Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, presidente da Rússia, ecoou essas declarações, acrescentando que o fluxo contínuo de armas ocidentais dirigidas à Ucrânia está dificultando o processo de negociação.
Comentar