Panorama internacional

Nigéria poderá vir a integrar o BRICS, diz embaixador em Moscou

A Nigéria não se opõe a integrar o grupo do BRICS, isso é perfeitamente realista no futuro, disse em entrevista à Sputnik o embaixador nigeriano na Rússia, Abdullahi Shehu.
Sputnik

"Sim, isso é perfeitamente realista e vai depender dos critérios de adesão. A Nigéria não é contra se tornar membro do BRICS a fim de assegurar seus interesses econômicos em cooperação com outros parceiros no mundo", afirmou o diplomata.

"Nós ainda não iniciamos as negociações, mas é bem possível. Esperamos que, quando a discussão começar, compreenderemos as vantagens da adesão ao bloco", acrescentou.
No final de junho, a chancelaria do Irã informou que Teerã havia entregado o pedido para ingressar no BRICS. A intenção de se juntar à organização também foi articulada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández.
O Departamento para Assuntos Econômicos Internacionais do MRE chinês comunicou igualmente que vários países "estão batendo na porta" do BRICS: Indonésia, Turquia, Arábia Saudita, Egito e Argentina. A presidente do Fórum do BRICS, Purnima Anand, ponderou posteriormente que a Turquia, Egito e Arábia Saudita podem aderir ao bloco "muito em breve".
Panorama internacional
'Muito em breve': presidente de fórum do BRICS fala sobre adesão de Arábia Saudita, Egito e Turquia
Comentar