Panorama internacional

Tropas ucranianas disparam 2 mísseis dos EUA em cidade da República Popular de Lugansk

Tropas ucranianas bombardearam a cidade de Alchevsk, na região de Lugansk, usando o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS, na sigla em inglês) fornecido pelos EUA. O ataque ocorreu neste sábado (16).
Sputnik
Trata-se do segundo bombardeio contra a cidade na última uma semana.
As informações foram repassadas pela missão da República Popular de Lugansk (RPL) ao Centro Conjunto de Controle e Coordenação sobre o Regime de Cessar-Fogo (JCCC, na sigla em russo).
"O bombardeio foi registrado do lado das formações armadas da Ucrânia: 21h30 [15h30 de Brasíloa] na direção de Alchevsk, com o uso de HIMARS (2 mísseis)", disse a missão da RPL em um comunicado.
Panorama internacional
Região da Carcóvia assina Tratado de Amizade com a República Popular de Lugansk
Enquanto isso, a missão da República Popular de Donetsk (RPD) informou que tropas ucranianas bombardearam uma cidade a 25 quilômetros de Donetsk na noite de sábado (16), usando foguetes BM-21 "Grad" e artilharia de 152 mm e 120 mm.
A aldeia de Olenivka também foi bombardeada.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse na quinta-feira (14) que os Estados Unidos forneceram inteligência à Ucrânia para bombardear cidades de Donbass usando mísseis HIMARS.
De acordo com Zakharova, com o fornecimento de tais armas pesadas, os ataques de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia tornaram-se mais ativos e, ao que tudo indica, as tropas ucranianas receberam uma ordem de Kiev para usar esses sistemas contra civis sem hesitação.
Panorama internacional
Tropas ucranianas destroem campos de trigo enquanto batem em retirada de Lugansk
No início desta semana, o vice-chanceler russo nas Nações Unidas, Dmitry Polyansky, condenou o ataque mortal na região de Kherson realizado por forças ucranianas usando o HIMARS e o chamou de consequência direta da política de Washington sobre o fornecimento de armas a Kiev.
No início deste mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou um novo saque de US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões) em assistência militar adicional à Ucrânia.
O Departamento de Defesa disse que o pacote de ajuda inclui quatro HIMARS, 1.000 munições de artilharia de 155 mm com maior capacidade de precisão, sistemas de contra-bateria e outros equipamentos. Até agora, os Estados Unidos entregaram oito dos 12 sistemas HIMARS prometidos para a Ucrânia.
Panorama internacional
Forças russas repelem ataque com mísseis em Lugansk
Comentar