Panorama internacional

Reino Unido aprova imposto extraordinário sobre indústria de petróleo e gás

A nova taxa visa os lucros extraordinários obtidos com o aumento dos preços da energia no momento de crise.
Sputnik
Os legisladores britânicos aprovaram um imposto inesperado de 25% sobre a indústria de petróleo e gás, na esperança de arrecadar mais £ 5 bilhões (cerca de R$ 38,5 bilhões) em um ano para aliviar a crise do custo de vida das famílias do país, informou a Reuters no início desta semana.
A taxa de lucros de energia imposta aos produtores de petróleo e gás no mar do Norte britânico visa lucros extras obtidos com o aumento dos preços das commodities em meio à crescente demanda. No ano passado, o custo do gás aumentou mais de 70% e os preços do petróleo bruto em mais de 30%.
O imposto foi anunciado inicialmente pelo governo em maio e somente agora foi aprovado pela câmara baixa do Parlamento britânico, com algumas emendas. Para se tornar lei, o projeto ainda precisa passar pela câmara alta, mas o passo é visto como amplamente simbólico.
O projeto de lei indica 2025 como a data final e permite que as empresas de energia compensem alguns custos operacionais com o imposto.
As empresas de petróleo e gás que trabalham no mar do Norte britânico alertaram que o imposto inesperado vai reduzir o investimento e retardar o crescimento da produção na área.
Panorama internacional
Era do petróleo caro veio para ficar, diz Bloomberg
Comentar