Ciência e sociedade

Incêndios florestais se alastram por França, Espanha e Portugal

Chamas estão relacionadas à onda de calor que castiga a Europa e já deixou pelo menos 360 mortos na Espanha e 280 em Portugal.
Sputnik
Incêndios florestais se espalharam pelo sudoeste da França neste sábado (16). As chamas são decorrentes da onda de calor que castiga o continente europeu e já queimaram de milhares de pessoas.
Segundo noticiou a Reuters, somente na região de Gironde, na França, 14 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, enquanto 1.200 bombeiros tentam controlar as chamas. "Temos um incêndio que vai continuar se espalhando, caso não seja controlado", disse o vice-prefeito de Langon, em Gironde, Vincent Ferrier.
Ciência e sociedade
Com atuais tendências socioeconômicas a humanidade está destinada à autodestruição, alerta ONU
Dos 96 departamentos metropolitanos da França, 38 estão sob alerta "laranja" para incêndios florestais. De acordo com previsões meteorológicas, o calor deve aumentar na próxima segunda-feira (18), ultrapassando 40ºC. Na última sexta-feira (15), a primeira-ministra da França, Elizabeth Borne, alertou para os cuidados que os cidadãos devem tomar para se protegerem da onda de calor.
"Fique atento! Mantenha-se hidratado, mantenha a calma, informe às pessoas como você está e pergunte às pessoas próximas a você como estão", escreveu Borne em suas redes sociais.
Espanha e Portugal também estão combatendo focos de incêndios florestais, que desde o início da semana se espalham nos dois países. Na Espanha, segundo informações do Instituto de Saúde Carlos III, pelo menos 360 mortes foram relacionadas às altas temperaturas. Em Portugal, o Ministério da Saúde do país estima que pelo menos 280 pessoas, a maioria idosos, morreram em decorrência do calor entre 7 e 13 de julho.
Comentar