Panorama internacional

Não há lugar para Rússia na reunião do G20 desta semana, diz secretária do Tesouro dos EUA

Chefe do Tesouro norte-americano declarou que usuará o fórum para continuar a pressionar por um teto para os preços do petróleo russo a fim de diminuir o fluxo econômico de Moscou.
Sputnik
Para Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, a Rússia não tem lugar nas reuniões do G20 de ministros das Finanças e banqueiros desta semana, devido à operação russa na Ucrânia e as repercussões que acontecem para a economia global.
"As ações da Rússia não são as ações de um governo que defende as normas e leis internacionais. Representantes do regime de Putin não têm lugar neste fórum. Deixei claro que não pode haver negócios como de costume em relação à participação da Rússia nessas reuniões", afirmou a secretária segundo o Politico.
Yellen também acrescentou que espera expressar nos termos mais fortes possíveis suas opiniões sobre o conflito e também anseia que "muitos dos meus colegas façam o mesmo".
A autoridade norte-americana declarou que usaria o fórum para continuar pressionando por um teto para os preços do petróleo russo que limitaria a capacidade de Moscou de financiar a operação e, ao mesmo tempo, conteria a inflação global.
Panorama internacional
Sanções contra Rússia atingem combustíveis e alimentos nos EUA, admite secretária do Tesouro
De acordo com a mídia, as nações do G7 argumentaram que a Rússia não deveria participar de suas reuniões enquanto o país violar a lei internacional.
No entanto, o chanceler alemão, Olaf Scholz – que atualmente ocupa a presidência do G7 –, disse no final de junho que "como as coisas estão hoje", todos os líderes do G7 participarão da cúpula do G20 na Indonésia em novembro, mesmo que o presidente russo, Vladimir Putin, participe.
Para a reunião desta semana, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, participará via videolink.
Comentar