Panorama internacional

Biden apresenta ao Senado dos EUA protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN

O presidente dos EUA pretende que o Senado do país aceite a filiação da Finlândia e da Suécia na OTAN, depois que os primeiros protocolos de adesão foram assinados em Bruxelas na última semana.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, apresentou no Senado do país os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN, informou na segunda-feira (11) a Casa Branca.
O chefe de Estado argumentou que segundo o Artigo 10 do bloco militar, que determina a política de Portas Abertas da aliança, a OTAN tem o direito de convidar qualquer país como Estado-membro. A declaração sublinha que tanto a Suécia como a Finlândia "mais do que satisfazem essas qualificações".
"Eles serão contribuintes líquidos para a aliança, tanto em capacidades quanto em recursos, e compartilham valores de importância crítica com os Estados Unidos. A adesão da Finlândia e da Suécia ajudará a promover as prioridades dos Estados Unidos dentro da OTAN", expressou o comunicado.
Biden pediu que o Senado dos EUA ratificasse os protocolos, e encorajou "todos os aliados" a completar rapidamente os mesmos processos, citando "atuais considerações globais", e prometeu os ajudar na tarefa.
Panorama internacional
Representantes da OTAN assinam protocolos sobre adesão de Finlândia e Suécia à aliança ocidental
O Parlamento do Canadá foi o primeiro a ratificar a adesão dos dois países nórdicos, na última terça-feira (5).
Os primeiros protocolos de adesão foram assinados também na última terça-feira (5) em Bruxelas, Bélgica, sede da OTAN e da União Europeia, pelos Estados-membros da Aliança Atlântica.
Comentar