Panorama internacional

Zelensky atribui demissão de vários embaixadores ucranianos à 'rotação diplomática'

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, explicou neste sábado (9) a demissão de vários embaixadores ucranianos, incluindo o embaixador na Alemanha, Andrei Melnyk, famoso por suas declarações controversas, como uma 'rotação diplomática'.
Sputnik
"Hoje, assinei decretos sobre a demissão de alguns embaixadores da Ucrânia. Essa rotação é uma parte normal da prática diplomática. Novos representantes da Ucrânia serão nomeados para a República Tcheca, Alemanha, Hungria, Noruega e Índia. Os candidatos estão sendo preparados pela o Ministério das Relações Exteriores", disse Zelensky em comunicado.
No início do dia, houve a informação de que Zelensky havia demitido os embaixadores da Ucrânia na Alemanha, Hungria, República Tcheca, Noruega, Maldivas, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Índia.
Panorama internacional
EUA e aliados estariam discutindo formas de terminar conflito na Ucrânia, escreve jornal alemão
A demissão preocupou o diplomata ucraniano Andrei Melnyk, conhecido por sua retórica beligerante, e ocorreu logo após a controvérsia em torno de Melnyk, que supostamente glorificou o líder nacionalista ucraniano e colaborador nazista Stepan Bandera em uma entrevista à mídia alemã.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia então emitiu um comunicado dizendo que a opinião de Melnyk expressa na entrevista é dele e não reflete a posição oficial do ministério.
O embaixador vinha sendo considerado inconveniente por autoridades alemãs. Recentemente, Melnyk provocou indignação no Parlamento alemão depois de chamar o chanceler Olaf Scholz de "salsicha ofendida" e se recusar a se desculpar.
A Rússia iniciou a operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" o país, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia têm acusado militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Panorama internacional
Forças da Rússia destroem hangar com obuseiros dos EUA e 2 aviões Su-25 na Ucrânia, diz MD russo
Comentar