Panorama internacional

Ocidente veta resolução russa de ajuda humanitária à Síria; Moscou barra contraproposta

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França vetaram, nesta sexta-feira (8), uma resolução russa no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para estender o mecanismo que permite entregas de ajuda humanitária transfronteiriça à Síria por meio da Turquia.
Sputnik

"Vocês sempre dizem que querem que a situação melhore. Mas, na verdade, estão demonstrando que tudo foi falso. Isso foi demonstrado hoje", disse o vice-representante permanente russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy, após a resolução russa ser reprovada na votação.

A proposta teria estendido o mecanismo de ajuda por seis meses, mas os EUA, o Reino Unido e a França se opuseram à extensão, alegando que não haveria tempo hábil para planejar as operações.

"Uma renovação por apenas seis meses não seria suficiente. Não permitiria um planejamento suficiente das operações. Elas precisam de previsibilidade e estabilidade. Uma renovação de seis meses seria ainda mais problemática, porque mergulharia os sírios na incerteza no meio do inverno", disse o embaixador francês na ONU, Nicolas de Rivière, após a votação.

A Rússia propôs estender o trabalho do posto de controle entre Síria e Turquia por seis meses, até 10 de janeiro de 2023 — a ajuda em vigor atualmente se encerra em 10 de julho —, prorrogando o trabalho por mais seis meses após a adoção de uma resolução adicional apropriada no CSNU.
Dmitry Polyanskiy, vice-representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, durante reunião do CSNU, em 23 de setembro de 2021

Rússia barra contraproposta

Também nesta sexta-feira (8), a Rússia vetou uma resolução da Irlanda e da Noruega sobre o mesmo tema. Em conversa com repórteres, Polyansky informou que a Rússia vetará qualquer resolução sobre a entrega transfronteiriça de ajuda humanitária à Síria que contrarie seu próprio texto, rejeitado pelo Conselho de Segurança.
Os países europeus sugeriam que o trabalho de ajuda humanitário também fosse estendido por seis meses, de 10 de julho a 10 de janeiro de 2023, mas que se renovasse automaticamente por outros seis, sem nova resolução adequada, segundo a Rússia.
Ao Conselho de Segurança da ONU, o enviado sírio no órgão, Bassam Sabbagh, afirmou que compartilha plenamente os motivos pelos quais a Rússia vetou o projeto de resolução da Noruega e da Irlanda sobre a extensão da ajuda humanitária.
Panorama internacional
Conselho de Segurança russo: Ocidente quer tornar Eurásia em países 'fantoches' que lutam entre si
Comentar