Panorama internacional

Ucrânia vende armas no mercado negro por ser incapaz de utilizá-las, diz ex-analista do Pentágono

A revenda de armas fornecidas pelos países ocidentais no mercado negro era previsível, uma vez que as forças de Kiev na sua maioria não estavam preparadas para utilizá-las e mostraram ser incapazes de integrar essas armas na estratégia de operações de combate, disse à Sputnik Karen Kwiatkowski, ex-conselheira sênior do Pentágono.
Sputnik
Na terça-feira (5) o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que as armas ocidentais já estão no mercado negro e se espalhando pela região do Oriente Médio.
Kiev reconhece que a ajuda do exterior destinada à Ucrânia já está sendo vendida. O diretor do Departamento de Segurança Econômica ucraniano, Vadim Melnik, informou nesta semana que foram detectados vários casos de venda de ajuda humanitária e militar do Ocidente.
"Dado que estes itens são 'gratuitos', pode ser obtido um grande lucro […] vendendo aquilo que não é necessário ou não pode ser usado com facilidade", notou Kwiatkowski.
"A capacidade da Ucrânia de utilizar essas 'doações' é limitada pela falta de treinamento, desafios logísticos e pelo tamanho cada vez menor do Exército ucraniano", disse a ex-conselheira.
Parte do material recebido está incompleto, enquanto outros equipamentos simplesmente não podem ser adaptados às táticas ou estratégias ucranianas, explicou a especialista.
Panorama internacional
Armas de precisão russa destroem 2 sistemas HIMARS e respectivos depósitos de munições, diz MD
Ironicamente, acrescentou, algumas dessas armas provavelmente acabarão nas mãos da Rússia e de seus aliados.
A militar também prognosticou que mesmo as armas que a Ucrânia pode usar acabarão por ser vendidas.
Comentar