Panorama internacional

'Ucrânia pode desaparecer do mapa': ex-assessor dos EUA apela a cessar-fogo e resolução pacífica

A Ucrânia pode desaparecer do mapa se o fornecimento de armas a Kiev continuar, afirmou ao canal de TV Sky News Australia o ex-assessor do secretário de Defesa dos EUA, o coronel reformado Douglas Macgregor.
Sputnik
O coronel reformado criticou os países apoiadores da Ucrânia, em particular a Austrália, pela assistência militar a Kiev e enfatizou que eles deveriam contribuir para uma resolução pacífica do conflito, caso contrário a Ucrânia enfrentará mais destruições e mortes.

"Já é basicamente um Estado falido, ela [Ucrânia] pode desaparecer completamente do mapa. Acredito que um cessar-fogo é necessário. A Austrália deve insistir nisso, porque ninguém em Washington o fará. Mas eu ouço de pessoas em Berlim, Paris e Londres um apoio crescente a essa ideia de um cessar-fogo e da chegada a algum tipo de acordo. Porque não podemos permitir lutar até o último ucraniano", disse Macgregor.

De acordo com a agência France Press, o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese prometeu fornecer à Ucrânia 14 veículos de transporte blindados, 20 veículos blindados Bushmaster e vários drones. Recentemente, a Rússia endereçou aos países da OTAN uma nota sobre as entregas de armas à Ucrânia.
Austrália promete entregar 20 blindados Bushmaster para Ucrânia, relata mídia
O chanceler russo, Sergei Lavrov, ressaltou que quaisquer cargas com armas destinadas para Kiev se tornarão um alvo legítimo para as forças russas.
Comentar