Panorama internacional

Biden revoga status do Afeganistão de 'grande aliado não membro' da OTAN

O presidente norte-americano, Joe Biden, notificou o Congresso de que revogará o status do Afeganistão como "grande aliado não membro da OTAN", quase um ano depois das tropas dos EUA deixarem o país.
Sputnik
De acordo com a Casa Branca, Biden enviou uma notificação oficial à Câmara dos Representantes dos EUA e ao Senado sobre sua intenção de revogar a designação do Afeganistão.
A designação foi concedida pelo ex-presidente Barack Obama em 2012, na sequência, anos antes, da invasão dos EUA, que derrubou o governo talibã em Cabul.
Este status concedido ao Afeganistão ajudou Washington a financiar integralmente o orçamento militar de Cabul por anos.
Panorama internacional
'OTAN tem propiciado 2 últimas guerras na Europa: na Iugoslávia e Ucrânia', diz ex-eurodeputado
Na ocasião, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a designação era um "poderoso símbolo da estreita relação que os norte-americanos compartilhavam como o país, demonstrando o profundo respeito pela amizade" com os afegãos.
Desde que a categoria foi criada em 1987, o status foi concedido formalmente ou informalmente a 20 países e territórios, incluindo Taiwan.
A decisão de Biden de revogar o status do Afeganistão não é surpreendente, embora tardia. As tropas americanas deixaram definitivamente o Afeganistão em 30 de agosto de 2021.
Washington se recusou a reconhecer o novo governo Talibã, e desde então congelou e confiscou parcialmente os ativos do Banco Central afegão que estavam nos EUA.
Comentar