Panorama internacional

Exército dos EUA arrisca perder liderança global se melhoria militar não for acelerada, diz portal

Mackenzie Eaglen, que é colunista do portal norte-americano 19fortyfive, escreve em artigo que um dos problemas mais evidentes do Pentágono é o processo de modernização das capacidades militares inacreditavelmente lento.
Sputnik
Ela aponta que a dissuasão convencional e a liderança global do Exército dos EUA vão desaparecer se o tempo for continuamente desperdiçado em desejos incertos para um amanhã igualmente duvidoso.
A administração dos EUA está confiando em ter "o amanhã, amanhã e amanhã" para realizar pesquisa e adquirir e colocar em campo a tecnologia e conceitos futuros, aponta o jornal.
Se o Pentágono está avaliando a possibilidade de possuir capacidades revolucionárias de combate em 2027, então é um problema aqui e agora, já que da elaboração do conceito ao planejamento, à aprovação do Congresso, à compra em escala e à entrega do armamento aos combatentes é um processo que pode demorar de três a cinco anos, e é no melhor dos cenários.

"Quer mais [complexos antiaéreos] Stinger, Javelin ou [lançadores de foguetes múltiplos] HIMARS? Falamos daqui entre 24 e 36 meses", escreve Eaglen.

O Pentágono e o Congresso têm atrasado por três décadas a modernização crítica para a sustentação do poder de combate aceitável dos EUA.
Colocados contra a parede agora, os legisladores não devem ceder a supremacia militar a uma "morte empoeirada", mas, sim, rever o ritmo de produtividade admitindo que as Forças Armadas norte-americanas não podem sobreviver "comparando o tempo" para ganhar capacidade, conclui o portal.
Panorama internacional
Mídia do Japão duvida da confiabilidade dos EUA e sugere criação de armas nucleares
Anteriormente, informou-se que o fornecimento de armamentos à Ucrânia revelou e agravou as vulnerabilidades em base industrial de defesa que poderiam deixar os Estados Unidos perigosamente expostos em um possível confronto com a China no Indo-Pacífico.
Comentar