Panorama internacional

Pentágono avalia 1,3 mil propostas de novas armas para enviar à Ucrânia, diz mídia

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está revisando 1,3 mil propostas de 800 empresas para desenvolver novas armas e capacidade comercial para auxiliar a Ucrânia em meio à operação militar especial russa.
Sputnik
Conforme publicou a CNN, na quinta-feira (30), citando uma fonte da Defesa norte-americana, as propostas incluem sistemas antiaéreos, antitanques, drones, segurança da comunicação, entre outros. A expectativa é de que o Pentágono decida quais propostas aceitará nas próximas semanas.
Os Estados Unidos pretendem aperfeiçoar sua capacidade industrial de base para apoiar as necessidades da Ucrânia caso o conflito continue por um longo período, afirma a publicação.
Anteriormente, oficiais de Defesa dos EUA realizaram encontros com companhias da indústria militar norte-americana para avaliar a capacidade industrial do país de suprir a demanda ucraniana de armamentos.
Um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
Washington tem liderado seus aliados no sentido de garantir apoio a Kiev. Entre outras medidas, o Congresso dos EUA aprovou, em maio, um pacote de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 210 bilhões) em assistência financeira e militar à Ucrânia. No mês anterior, o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, afirmou que um dos objetivos da Casa Branca com o apoio é "enfraquecer a Rússia".
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os EUA e seus aliados têm enviado armamentos cada vez mais sofisticados à Ucrânia. Recentemente Washington anunciou o envio de armas de artilharia de longo alcance a Kiev — Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês). Alemanha, Reino Unido e Países Baixos também enviaram armas semelhantes à Ucrânia recentemente.
Comentar