Panorama internacional

Ocidente caiu em armadilha ao não prever seu enfraquecimento, diz Putin

"O Ocidente caiu em uma armadilha", porque não conseguiu prever as tendências de perda do seu domínio global, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (30).
Sputnik
Segundo ele, o Ocidente não foi capaz de avaliar o desenvolvimento da situação mundial e o enfraquecimento de sua influência.
A declaração foi feita em discurso pelo centenário da inteligência russa. Ao abordar o tema, Putin lembrou que a prioridade do Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR, na sigla em russo) é a previsão estratégica de conjunturas internacionais.
O presidente afirmou ainda que o elemento com força para unir a humanidade é a "multipolaridade", que, segundo ele, representa a liberdade das nações.

"Quero enfatizar que, em nosso entendimento, a multipolaridade é, antes de tudo, liberdade. A liberdade dos países e povos, seu direito natural de seguir seu próprio caminho de desenvolvimento, de preservar sua originalidade e singularidade. Com tal modelo na ordem mundial, não pode haver lugar para imposições por alguém [...] ou exclusividade de países ou mesmo blocos", disse Putin.

Panorama internacional
Pacto trilateral da OTAN marca ruptura de onde começa a Europa e onde começa a Rússia, diz analista
A Rússia iniciou a operação militar especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia acusam militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Comentar