Panorama internacional

WP: ações da OTAN no conflito na Ucrânia trarão dias sombrios para a aliança

O jornal The Washington Post afirmou que a estratégia da OTAN no conflito entre a Ucrânia e a Rússia pode ser um grande fracasso para a aliança.
Sputnik
Conforme o jornal, a estratégia da aliança pode resultar em um grande fiasco devido aos inúmeros fornecimentos de armas a Kiev e à fadiga política dos países ocidentais relativamente ao conflito.
De acordo com os ucranianos, o Pentágono forneceu apenas uma pequena parte do que foi prometido, destacou o WP.
Além das ações fracassadas da OTAN, também há o fato de a crise econômica provocada pelas sanções impostas contra a Rússia estarem afetando mais a Europa do que os russos, causando um impacto negativo sobre a motivação nos EUA e do Velho Continente.
Panorama internacional
OTAN é o 'instigador' do conflito na Europa, afirma especialista norte-coreano
Além disso, a OTAN segue com as provocações contra a Rússia, como é o recente caso envolvendo o bloqueio lituano.
Para o jornal, estas ações irresponsáveis e infantis da OTAN poderiam resultar em um confronto nuclear direto com a Rússia.
Outro fator ressaltado pela mídia é o fato que os países envolvidos no conflito terem demonstrado na cúpula do G7 que não estão preparados para lidar com a crise econômica causada pela escalada na Ucrânia.
Sendo assim, caso a OTAN continue com as provocações, a crise poderá se agravar a um ponto que certamente trará dias sombrios à Europa e à aliança.
Comentar