Panorama internacional

Embaixador russo critica 'simbolismo vazio' de novas sanções do Canadá

Oleg Stepanov, embaixador da Rússia no Canadá, desvalorizou as novas sanções aplicadas por Ottawa, e advertiu que elas continuam destruindo as relações bilaterais.
Sputnik
As novas sanções canadenses não terão nenhum efeito sobre a economia russa, trata-se de um gesto simbólico vazio, segundo Oleg Stepanov, embaixador russo no Canadá, que falou à Sputnik.
No início da terça-feira (28), o Canadá impôs sanções a seis indivíduos e 46 entidades ligadas ao setor de defesa da Rússia, e também a mais de 20 indivíduos e entidades em Belarus e na Ucrânia, incluindo "agentes de desinformação" patrocinados por Moscou. O Canadá também proibiu a exportação de certas tecnologias avançadas para a Rússia, incluindo computadores quânticos e equipamentos avançados de fabricação.
"Se a questão é algum efeito destas sanções, é claro que não se deve esperar. É difícil levar isto a sério porque a colocação de empresas de alta tecnologia na Rússia na lista de sanções não terá nenhum efeito nem sobre elas nem sobre o lado russo", comentou o embaixador.
O diplomata descreveu as novas sanções como "outro gesto de simbolismo vazio do gabinete de [presidente canadense Justin] Trudeau" porque, como disse, "é bastante claro que as atividades delas [empresas russas] não incluem e não incluiriam nenhum contato comercial com o lado canadense".
Panorama internacional
Novo pacote: Canadá impõe sanções a 22 pessoas e 4 entidades da Rússia
As novas sanções são um gesto político "inamistoso e hostil" do Canadá contra a Rússia, "e uma reação apropriada se seguirá", assegurou Stepanov. Segundo ele, "agora o gabinete de Trudeau está estampando sanções em modo automático".
"Isso causa apenas um risinho com um toque de amargura de nossa parte, porque toda esta abordagem tem como objetivo continuar destruindo nossas relações bilaterais. Aparentemente, o lado canadense não tem nada de bom ou educativo a oferecer, por isso eles assumiram entusiasticamente o papel de destruidor e estão felizes em fazê-lo", concluiu o diplomata russo, sublinhando que as sanções são "um simbolismo absolutamente vazio".
Comentar