Panorama internacional

Forças da Rússia derrubam caça MiG-29 e eliminam mais de 720 nacionalistas ucranianos, diz MD russo

Sistema de defesa antiaérea Pantsir-S das Forças Armadas da Rússia derrubou um avião ucraniano Su-25 e 12 foguetes perto da ilha Zmeiny, disse neste domingo (26) o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, acrescentando que não houve vítimas no contingente russo.
Sputnik
Konashenkov informou que em um combate aéreo foi derrubado também um caça MiG-29 na região de Dnepropetrovsk.
"Em uma batalha aérea foi derrubado um avião MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia perto do povoado de Zelenodolsk na região de Dnepropetrovsk", comentou.
O tenente-general disse aos jornalistas que, com armas de alta precisão, a Força Aeroespacial da Rússia destruiu dez pelotões de lançadores múltiplos de foguetes em vários povoados na direção de Donetsk.
Além disso, na sequência de ataques aéreos, de mísseis e de artilharia, foram eliminado mais de 720 nacionalistas, 12 tanques e outros veículos de combate blindados e 16 veículos especiais, conforme o ministério da Defesa russo.
Por sua vez, na República Popular de Lugansk nas últimas 24 horas a artilharia e aviação da Rússia atingiram quatro depósitos de munição ucranianos, dois postos de comando na região de Nikolaev, bem como unidades de artilharia e morteiros do adversário em mais de 60 distritos, aponta entidade militar russa.
Os êxitos do Exército russo e das milícias populares das repúblicas de Donetsk e Lugansk deterioram significativamente o estado psicológico e moral das Forças Armadas da Ucrânia, têm sido registrados casos de uso de drogas por militares ucranianos, disse Konashenkov.

"Assim, na 30ª Brigada Mecanizada, implantada perto de Artemovsk, há múltiplos casos de consumo de álcool, uso de drogas e abandono de posições de combate", observou ele.

O ministério informou também que, com armas de alta precisão, a Força Aeroespacial da Rússia atingiu centros de treinamento das tropas ucranianas nas regiões de Chernigov, Zhitomir e Lvov.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa, na sequência do ataque, as 65ª e 66ª brigadas de infantaria motorizada e a 46ª Brigada Aeromóvel das reservas estratégicas das tropas ucranianas, que estavam completando o treinamento, perderam totalmente a sua capacidade de combate.
"Desta forma foi frustrada a transferência planejada dessas unidades para a zona de operações de combate", acrescentou Konashenkov.
Panorama internacional
Força Aérea russa aniquila 80 mercenários da Polônia na República Popular de Donetsk
No total, desde o início da operação militar especial foram eliminados: 215 aviões, 132 helicópteros, 1.363 drones, 350 sistemas de defesa antiaérea, 3.809 tanques e outros veículos blindados de combate, 682 lançadores múltiplos de foguetes, 3.012 peças de artilharia de campanha e morteiros, bem como 3.864 unidades de veículos militares especiais, concluiu representante do Ministério da Defesa russo.
Comentar