Panorama internacional

Tragédia da Ucrânia é 'irresponsabilidade' e egoísmo geopolítico de países do G7, diz senador russo

A tragédia da Ucrânia é da responsabilidade ou, mais precisamente, da irresponsabilidade e egoísmo geopolítico dos países do G7, afirma o vice-presidente do Conselho da Federação da Rússia, Konstantin Kosachev.
Sputnik

"Os líderes do G7 na cúpula na Alemanha pretendem promover uma visão do mundo baseada em princípios de liberdade e abertura, não em coerção, agressão e criação de esferas de influência", escreveu o alto funcionário russo no seu canal no Telegram.

Segundo ele, se os políticos em Kiev que tomaram o poder depois do Euromaidan tivessem promovido no seu próprio país os princípios mencionados, "a paz na Ucrânia teria sido mantida, e a própria Ucrânia não teria se desintegrado nas partes ocidental e oriental".
Panorama internacional
Crise ucraniana demonstra que expansão de blocos militares agrava conflitos, diz líder chinês
Mais do que isso, disse, se os líderes do G7 tivessem insistido desde o início nessa visão da Ucrânia, como a Rússia fez desde o início, a Ucrânia "não teria tido outra escolha senão se tornar um Estado livre, civilizado e democrático para todos os seus cidadãos", sublinhou o legislador.
"Mas não se tornou. Líderes do G7: a tragédia da Ucrânia é de sua responsabilidade direta! Mais precisamente – de sua irresponsabilidade e egoísmo geopolítico", concluiu.
Comentar