Ciência e sociedade

Cientistas chineses desvendam 1º lugar com 'areia cantora' em ilha tropical do país

O fenômeno da chamada areia cantora pode ser observado – ou, mais precisamente, ouvido – quando o vento passa sobre as dunas.
Sputnik
Cientistas chineses descobriram a primeira localidade detentora de areia cantora na costa do país, localizada na província tropical de Hainan, escreve a agência de notícias Xinhua.

"A descoberta do fenômeno natural mágico preenche uma lacuna de areias cantoras na China. Isso vai contribuir para o apoio financeiro ao desenvolvimento e proteção dos recursos turísticos em Hainan", afirmou Qu Jianjun, líder da equipe científica que fez a descoberta.

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos do Noroeste (NIEER) da Academia de Ciências da China apresentou a nova localidade como algo que poderia dar impulso ao potencial turístico da região.
O território chinês é rico em lugares onde o fenômeno de areia cantora pode ser observado. Um dos destinos mais populares para os que querem vê-lo é a montanha Areia Cantora, perto das Grutas de Mogao, na cidade oásis de Dunhuang, na província de Gansu.
Ciência e sociedade
Cabeça de mármore de Hércules é achada em restos de barco naufragado há mais de 2.000 anos (FOTOS)
Agora, múltiplos lugares em Hainan podem oferecer curiosidades turísticas semelhantes. Os cientistas chineses destacaram alguns lugares onde a areia "canta", em particular no litoral da baía Clearwater, da península Shenzhou e em outras áreas de Hainan.
Segundo Qu, o fato de a costa de Hainan possuir um fenômeno de areia cantora mostra uma qualidade excepcional da água do mar e das praias locais. A pesquisa revela que a costa de Hainan tem crateras em forma de "V" formadas pela gravura mecânica subaquática.
"Esta estrutura física porosa de superfície bem desenvolvida é um fator importante no controle do mecanismo de som da areia cantora", diz Qu.
Portanto, a areia cantora na costa tem um som mais nítido com uma proporção maior de componentes de alta frequência, comparando com fenômenos semelhantes em desertos, indica a pesquisa.
Em todo o mundo, areais cantam na Califórnia, no norte de Michigan e em Nevada, bem como no deserto africano da Namíbia e na área próxima de Mesaieed, no Catar. Dá também para ouvir a música produzida pela areia na região do sul do Sinai, no Egito, e em Odashi, no Japão.
Comentar