Panorama internacional

Mídia: Pyongyang adiou 7º teste nuclear em meio a preocupações com a COVID-19 e planos da China

A agência sul-coreana Yonhap escreveu que a Coreia do Norte adiou um novo teste nuclear "por preocupação com o grande caos" que ele poderia provocar.
Sputnik
A Coreia do Norte pode ter atrasado seu sétimo teste nuclear devido à situação com a COVID-19 dentro do país e aos planos da China, comunicou na quarta-feira (22) a agência sul-coreana Yonhap.
"Acho que a variável China e a variável COVID-19 têm um papel nisto", escreveu a Yonhap, que citou um funcionário presidencial.
A preparação do sétimo teste nuclear da Coreia do Norte foi relatada durante semanas, faltando apenas a decisão do líder supremo Kim Jong-un. No entanto, o país tem adiado o passo final por causa do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que será realizado no final do ano, disse a agência.
Panorama internacional
Coreia do Norte expande trabalho em local de testes nucleares para reativar túnel, diz Reuters
"Parece que a Coreia do Norte está fazendo um esforço considerável por preocupação com o grande caos que seria causado por um sétimo teste nuclear, embora não tenhamos sido capazes de o verificar", relatou o funcionário.
A China é um dos poucos grandes aliados políticos que tem apoiado e fornecido ajuda financeira à Coreia do Norte. Um teste nuclear antes da eleição do Partido Comunista chinês, e o primeiro desde 2017, poderia afetar negativamente a relação entre os dois países.
Além disso, em maio, a Coreia do Norte relatou seu primeiro surto de coronavírus após vários cidadãos testarem positivo para a variante Omicron BA.2, e introduziu um sistema anti-epidêmico emergencial do mais alto nível" para combater "a propagação do vírus maligno".
Comentar