Ciência e sociedade

Mancha no Sol dobra de tamanho e pode lançar erupção solar à Terra, segundo mídia

Uma "grande" mancha solar surgiu no fim de semana, e foi relatada ter crescido e estar "diretamente voltada para a Terra", escreveu o portal spaceweather.com.
Sputnik
Uma grande erupção solar pode atingir a Terra depois que uma grande mancha solar, chamada AR3038, foi detectada no último fim de semana, indicou o portal spaceweather.com.
Segundo a mídia, a mancha solar apareceu "grande" no domingo (19), mas se tornou realmente "enorme" na segunda-feira (20), "tendo dobrado de tamanho" em 24 horas.
"A AR3038 tem um campo magnético 'beta-gama' instável que abriga energia para as erupções solares de classe M, e está diretamente voltada para a Terra", escreve o spaceweather.com.
Embora a erupção solar de classe M seja o segundo tipo mais forte de tais eventos, ela provavelmente apenas resultaria em um curto apagão de rádio, afirmou na terça-feira (21) o jornal The New York Post.
Ciência e sociedade
NASA registra explosão solar extremamente poderosa (FOTO, VÍDEO)
"As erupções solares podem alterar temporariamente a atmosfera superior criando interrupções com a transmissão de sinal de, digamos, um satélite GPS para a Terra, fazendo com que [sua verdadeira localização] esteja a várias jardas", explicou a agência espacial norte-americana NASA em 2013, acrescentando que "o calor explosivo de uma erupção solar não pode chegar até o nosso globo".
Comentar