Panorama internacional

Satélites americanos fotografaram ilha Zmeiny dias antes do ataque ucraniano

Satélites comerciais americanos fotografaram a ilha Zmeiny, no mar Negro, poucos dias antes de uma tentativa da Ucrânia de capturar a ilha com ataques e desembarques, revelaram os correspondentes da Sputnik.
Sputnik
Assim, o satélite Worldview-3 registrava a Zmeiny em 14 de junho, e o Worldview-1 em 17 de junho.
Conforme informou nesta terça-feira (21) o Ministério da Defesa da Rússia, as forças ucranianas realizaram ontem contra a ilha ataques aéreos e de artilharia, porém, a Defesa Antiaérea russa eliminou todos os alvos, derrubando 14 drones, quatro mísseis e um projétil Uragan. Depois disso, as tropas da Ucrânia desistiram do desembarque.
Não tendo conseguido capturar a ilha Zmeiny, os militares ucranianos atacaram com mísseis antinavio e um drone as plataformas de extração de gás Chernomorneftegaz, resultando no desaparecimento de sete pessoas.
A área das plataformas no mar Negro também foi registrada pelos satélites americanos uma semana antes do ataque.
Panorama internacional
MD russo: Ucrânia perde 4 aviões, 10 helicópteros e mais de 30 drones ao tentar capturar ilha Zmeiny
A Sputnik solicitou um comentário da empresa americana, operadora dos satélites comerciais Maxar Technologies, mas não recebeu resposta.
Washington repetidamente afirmou que presta a Kiev dados de inteligência. Enquanto isso, segundo relatos da mídia, o presidente americano Joe Biden não está contente com vazamentos à mídia sobre o assunto, uma vez que, na opinião dele, isso subestima o papel de Washington na situação em torno da Ucrânia.
Comentar