Panorama internacional

Ocidente fornece dados de inteligência aos batalhões nacionalistas na Ucrânia, diz autoridade russa

Os países ocidentais, liderados pelos EUA, fornecem informações de inteligência aos batalhões nacionalistas na Ucrânia, disse nesta terça-feira (21) o secretário do Conselho de Segurança russa, Nikolai Patrushev, em uma reunião sobre questões de segurança nacional no noroeste da Rússia.
Sputnik
Ele ressaltou que Washington e seus aliados têm agravado deliberadamente a situação na Ucrânia. Assinalando o perigo particular das ameaças colocadas, a Rússia foi obrigada a iniciar uma operação militar especial, que visa proteger as pessoas do genocídio neonazista, alcançar a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia, garantindo seu estatuto neutro, disse Patrushev.
"Temendo a derrota dos nacionalistas ucranianos, os países do Ocidente coletivo, liderados pelos EUA, organizaram a entrega de armas e equipamentos militares, asseguraram o influxo de conselheiros militares e especialistas para a Ucrânia, fornecem dados de inteligência aos batalhões nacionalistas. Além disso, em justificação de suas ações, desencadearam guerra de informação hedionda e sem precedentes contra a Rússia", disse o secretário do Conselho de Segurança.
Patrushev afirmou que Moscou alcançará os objetivos da operação militar especial, apesar da pressão de sanções sem precedentes contra a Rússia, bem como da assistência militar do Ocidente à Ucrânia.
"Atualmente, as Forças Armadas da Rússia, junto com a Milícia [Popular] de Donbass estão corajosa e abnegadamente realizando as tarefas definidas pelo presidente russo. E, apesar da ajuda maciça do Ocidente ao regime de Kiev e da pressão de sanções sem precedentes contra a Rússia, os objetivos da operação militar serão alcançados", concluiu.
Panorama internacional
The Hill: Estados Unidos estão mais perto da confrontação militar com Rússia do que parece
Na semana passada, Patrushev disse que as ações destrutivas dos Estados Unidos, Reino Unido e outros países da OTAN interromperam o diálogo russo-ucraniano.
Comentar