Panorama internacional

Pequim aumenta importações de petróleo russo para nível recorde

A China aumentou em 55% as importações de petróleo da Rússia em relação ao mesmo período do ano anterior e aproximadamente em 25% em maio em comparação com abril, relata a agência Reuters citando dados da alfândega do país.
Sputnik

"As importações de petróleo cru da Rússia pela China subiram 55% em relação ao ano anterior, atingindo um nível recorde em maio e substituindo a Arábia Saudita como o principal fornecedor", de acordo com a agência.

As importações de petróleo russo pela China, inclusive as entregas através do oleoduto Sibéria-Pacífico, por navio dos portos europeus e do Extremo Oriente russos, constituíram em maio passado quase 8,42 milhões de toneladas. Isso equivale a cerca de 1,98 milhão de barris por dia, um montante 25% superior ao 1,59 milhão de barris por dia em abril.
Conforme os dados da Reuters, as importações chinesas do Brasil caíram 19% em relação ao ano passado, para 2,2 milhões de toneladas, uma vez que os fornecimentos do exportador latino-americano enfrentaram uma concorrência do combustível iraniano e russo.
Assim, a Arábia Saudita tornou-se o segundo maior fornecedor da China: seus volumes em maio cresceram 9% em relação ao mês passado, constituindo 7,82 milhões de toneladas, ou 1,84 milhão de barris por dia.
Panorama internacional
China 'se envolve em práticas comerciais desleais', diz secretária do Tesouro dos EUA
Comentar