Panorama internacional

Parlamento da Ucrânia se move para proibir música e literatura russas

O Parlamento ucraniano votou para proibir a música russa e a venda de livros russos neste domingo (19), em um movimento que a Rússia descreveu anteriormente como assimilação forçada da minoria ucraniana de língua russa.
Sputnik
O legislador ucraniano Yaroslav Zhelezniak disse que a proibição de músicas feitas por artistas russos se aplicaria em espaços públicos e na mídia.
A importação e distribuição de livros e outras publicações de autores russos e belarrusos será proibida.
Notícias do Brasil
'Russofobia insuportável': como as sanções contra o Kremlin afetam as pessoas comuns no Brasil?
Aleksei Honcharenko, outro legislador ucraniano, disse que a nova legislação também proíbe turnês de músicos com cidadania russa, exceto aqueles que denunciam publicamente a operação especial russa na Ucrânia.
Honcharenko disse que o Parlamento também votou para romper um acordo de cooperação científica e técnica com a Rússia, bem como um pacto que garantia o apoio a pequenas empresas dentro da comunidade de ex-Estados soviéticos.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Ucrânia de uma história de opressão de minorias linguísticas e étnicas. Rússia, Hungria, Polônia e Romênia já criticaram a Ucrânia no passado por restringir o ensino de línguas de minorias étnicas.
Panorama internacional
'Cultura do cancelamento': Ocidente corrói reputação com sanções contra ativos de países, diz Lavrov
Comentar